Por que "extras"?

Escolhi chamar esta seção de "extras" porque ela abrange temas não diretamente relacionados com minhas atividades principais como ilustradora, webdesigner e compositora; mas abrangem temas sobre os quais tenho algo a compartilhar e acredito serem interessantes ou úteis, particularmente para jovens em início de carreira ou ainda se definindo por essa ou aquela profissão.

Ao jovem que ainda está decidindo o que cursar, o meu conselho: não vá atrás dessa conversa fiada da "estabilidade". A escolha da profissão não deve nunca ser motivada pela perspectiva de renda, mas sim pela inclinação pessoal. Dinheiro se ganha naquilo que a gente sabe fazer bem, e é muito estressante tentar se fazer bem aquilo que não se gosta. O critério deve sempre ser a realização pessoal, e as pesquisas estão aí pra não me deixar mentir.

Fiz minha primeira escolha em 1979, e foi pela "estabilidade" portanto, falo por experiência própria. Depois de passar por agências de propaganda, veículos de comunicação, assessoria de marketing, e até dois anos de Direito; para o bem de minha saúde física e mental voltei às raízes, àquilo que me dava prazer desde a infância. Meus rendimentos não se equiparam ao que seriam caso tivesse persistido em minha carreira de publicitária.

Mas, sabe mais o quê? A vida me ensinou que é só pela minha felicidade que posso fazer felizes as pessoas que amo, e minha felicidade passa longe do carro do ano, do apartamento de cobertura e das viagens de férias. Como insights de caráter pessoal ficam reservados ao meu blog, páro por aqui.

O propósito destes "extras" é discutir e mais ou menos aprofundar aspectos técnicos e teóricos relacionados às áreas do design e ilustração.

Sem pretender ter a última palavra em nenhum dos tópicos abordados, o que busco de fato é apontar alternativas profissionais para designers e ilustradores tanto no que tange a técnicas e nichos diferenciados, como na questão do enfoque, da maneira de pensar aspectos do cotidiano dessas atividades.



Luiza Estrella

Publicado em 19/11/2008