3d - A FERRAMENTA PERFEITA
Ainda no século passado, quando 8Mb era memória pra caramba, na transição do papel e nankim para o Corel 3; me deparei com uma graciosa animação elaborada por um (então) obscuro estúdio chamado Pixar. Uma jovem luminária de mesa fazia peripécias e no último instante era salva pela mãe, uma grande luminária de mesa. Para a artista sempre sedenta de novas formas de expressão que sou, foi um momento de iluminação.
De lá para cá, alavancado pela indústria do entretenimento com os games, animações e efeitos especiais, o 3d se popularizou. A cada dia novos ramos de atividades despertam para o potencial dessa ferramenta.
O 3d tem aplicações dos ramos mais óbvios como o design automotivo e arquitetônico, a física e a cosmologia; até os menos previsíveis como a criminalística, a arqueologia, a medicina e a paleontologia. Isso porque o 3d torna possível o impossível, dá visibilidade e, acima de tudo, credibilidade ao que quer que se imagine.
Meu namoro com o 3d já faz dez anos. Mesmo não sendo o foco de minha atividade profissional, mantenho-me atenta às inovações como o ZBrush, por exemplo, com o conceito revolucionário do "pixol", o pixel em três dimensões.
A seguir, exponho algumas de minhas experiências com a modelagem 3d: