CIRURGIÕES DE PIXELS

Nunca antes na história da humanidade uma imagem valeu por tantas palavras. Vivemos num mundo de aparências, para o qual os conteúdos são o que menos importa, desde que venham bem embalados. Diante da profusão de "celebridades" vazias de todo o conteúdo, mas generosas nas formas, jovens, adultos e até crianças sentem-se cada vez mais na obrigação de cuidar da aparência, muitas vezes recorrendo a rotinas espartanas de dietas e exercícios, quando não apelam para a perícia de algum cirurgião.

O que a maioria não sabe é que os modelos de beleza propagados pela mídia não estão longe das ruas só no sentido figurado: 9 entre 10 estrelas e celebridades têm suas imagens retocadas por uma nova geração de cirurgiões: os cirurgiões de pixels. Isso não vem de ontem, é verdade, pois desde o advento da fotografia profissionais têm retocado originais para corrigir imperfeições. Mas o retoque era uma excessão, um subterfúgio a que se recorria na total impossibilidade de tirar novamente a foto original.

Hoje, a manipulação de imagens é a regra, não a excessão. Fotógrafos ganham fama e popularidade já não tento por sua habilidade no uso do obturador quanto por sua habilidade em manipular as imagens em softwares gráficos. Pela gama de ferramentas e fidedignidade do produto final, o Photoshop é o software mais amplamente usado por profissionais. Tão usado, que já virou sinônimo de manipulação de imagens.

Não estou de forma alguma desmerecendo a qualidade do trabalho de muitos cirurgiões de pixels. Pelo contrário: às vezes é simplesmente fantástico ver o que conseguem fazer com alguma paciência e muita habilidade; mas acho importante que pessoas comuns como eu e você tenham isso em mente ao folhear revistas (particularmente as de moda) e assistir à televisão: buscar adequar-se aos padrões estéticos difundidos pela mídia é uma corrida de cegos que pode levar a conseqüências dolorosas e, eventualmente, trágicas.

Me considero uma profissional mediana em termos de Photoshop. Confesso que há muitas ferramentas e opções que sequer me dei ao trabalho de explorar e estou longe de pretender ser uma expert no uso desse software. Ainda assim, com o pouco que sei, pude tratar as fotos do pequeno flash que apresento como modelo a seguir. A cada imagem, inseri um nivel de intervenção mais elevado, indo do retoque à total remodelagem das feições das modelos.

Nas mãos de um profissional experiente, qualquer pessoa independente da idade e da irregularidade das feições pode se transformar num modelo de beleza. Não há limites, desde que a foto original preencha requisitos básicos de qualidade e definição. Nos exemplos abaixo, trabalhei com fotos em alta resolução, com uma boa iluminação. Não é preciso dominar muitas ferramentas para começar: eu usei somente o pincel de pintura e o filtro "liquify". Para selecionar áreas, ao invés de usar a varinha mágica prefiro sempre entrar no modo máscara e fazer dali a seleção.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Quer saber mais? Vá ao Youtube, e digite "photoshop makeover" na busca. Há uma infinidade de vídeos e tutoriais para você ver e aprender.

Publicado em 19/11/2008