Pequeno Glossário de "Informatiquês"

O advento da informática permeou nosso vocabulário com uma infinidade de expressões e siglas em inglês que acabamos usando sem nem sempre saber exatamente o que significam. Como sou curiosa por natureza, fui aos poucos criando o pequeno glossário de "informatiquês" que agora disponibilizo para todos vocês.

@ - (inglês, abreviação de at) arroba. Símbolo gráfico para a expressão que indica lugar. Em 1972, ao estabelecer os padrões para o que viria a ser o correio eletrônico, o engenheiro Ray Tomlinson procurou no teclado de sua máquina de datilografia um símbolo para separar o nome e o endereço de um usuário. E encontrou o @, já meio em desuso, utilizado apenas pelos contabilistas. O símbolo @ existe desde os tempos do Império Romano, quando representava a palavra latina ad, da qual derivou a inglesa at. Por que é chamada "arroba" no Brasil? O símbolo @ era usado aqui para representar uma medida de peso, a arroba, que eqüivale a 15 quilos.

acessar - concetar-se.

account - conta. Quando você assina um serviço de acesso à internet ou e-mail, uma conta é criada.

address - endereço. Código ou série única de letras, números e/ou algarismos que identifica um usuário, site ou zona da internet.

anchor - âncora. Designa a tarja em código HTML que marca o começo e o fim de links em hipertexto.

applet - maçãzinha. Um mino-aplicativo que pode ser baixado rapidamente e usado em qualquer computador equipado com um browser que permita Java ou Active-X.

attach - (do francês attacher) anexar. Ato de anexar um documento a outro.

arpanet - (Advanced Research Projects Agency Network). Precursora da internet, desenvolvida nos anos 60 e começo dos 70 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

authentication - autenticação. Medida de segurança para confirmar a identidade do usuário.

backbone - espinha dorsal. Conexão de grande capacidade que canaliza todas conexões dos Provedores Internet para um ponto determinado.

backup - (do inglês back up) apoiar, recuar, ajudar. Cópia de segurança.

banner - (do francês bannière) bandeira. Elemento gráfico retangular, com tamanho definido, usualmente medindo 468x60 pixels e comercializado como espaço publicitário. É o formato de propaganda mais utilizado na internet.

bandwidth - largura de banda. É a extensão de freqüências de transmissão que uma rede pode usar. Quanto maior a largura de banda, maior a quantidade de informações que pode trafegar pela rede simultaneamente. Num nivel menos técnico, é usada para medir o tempo que leva para uma página web carregar.

bbc - (Blind Carbon Copy) cópia de carbono cega. Configuração de e-mail que permite o envio de múltiplas cópias sem que os destinatários fiquem sabendo.

bbs - (Bites Per Second) bites por segundo. Quantidade de dados que pode ser transmitida por um meio.

body e-mail - corpo. É o conteúdo de uma mensagem de e-mail. Também usada em HTML para designar o corpo da página.

bit – (Binary DigiT) pedacinho, dígito binário. Menor medida de informação em um sistema de computação, expresso convencionalmente como 0 ou 1 (zero, a energia é bloqueada – um, a energia é transferida). Quando se lê que um micro é 32-bits, isso significa que ele consegue processar 32 unidades de informação ao mesmo tempo e portanto, é mais rápido que um 16-bits. Oito bits compõe 1 byte, uma unidade completa de informação. Os bits são geralmente usados como uma medida de velocidade na transmissão de dados (um modem 14400 transmite 14400 bits por segundo), enquanto os bytes são associados à capacidade de armazenamento de dados (um disco rígido com memória de 20 gigabytes).

bookmark - marcador de página. Favoritos. Coleção de sites preferidos pelo usuário.

boot - bota. Originou-se de uma brincadeira com a expressão pull up by bootstraps, algo como "dar uma força".

broken link - link quebrado. Ocorre quando a página ou arquivo foi movida ou retirada.

browser - folheador. Software usado para ver informações na internet.

bug - inseto, besouro. Falha no sistema, usualmente devida a um erro de programação. O termo surgiu quando uma mariposa invadiu o gabinete do computador Mark II na Universidade de Harvard, travando todo o sistema. Ao escrever o relatório, o técnico encarregado criou a famosa frase: There was a bug in the system (havia um inseto no sistema).

button - botão. Imagem clicável, à qual foi adicionado um hyperlink.

byte - (BinarY TErm) termo binário, octeto. Seqüência contígua de um número fixo de bits. Nos computadores modernos se compõe de oito bits, daí a designação "octeto". Um byte de 8 bits pode conter 256 valores possíveis (2 na oitava potência = 256) — o suficiente para armazenar um inteiro sem sinal entre 0 e 255, um inteiro com sinal entre -128 e 127 ou um caracter de uma codificação de caracteres de sete bits (tal como a ASCII) ou oito bits. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, independentemente do tipo de dados lá armazenados. Diz-se que, em relação ao bit que significa pedacinho, o byte seria um bite, ou uma mordida, ou boca cheia de bits.

cache - O Cache é um mecanismo que permite armazenar as informações mais recentes obtidas de uma fonte de dados de maneira eficiente de modo que quando estas informações são novamente necessárias elas estão disponíveis de maneira rápida. Os mecanismos de Cache podem ser implementados tanto em Hardware quanto em software. Num browser de internet, o cache armazena páginas completas da web de forma a agilizar sua abertura quando o internauta retorna à página.

case sensitive - sensível a maiúsculas. Aplicativos que distinguem maiúsculas de minúsculas. Usado para aumentar a segurança em senhas e nomes de usuário.

cc - (carbon copy) cópia de carbono. Opção de e-mail que envia múltiplas cópias da mesma mensagem a diversos destinatários.

CD-ROM - (Compact Disk - Read Only Memory) disco compacto com memória só de leitura.

chat - (do inglês chatter) bate-papo, conversa fiada. Sala virtual onde vários usuários se encontram para conversar.

chip - circuito integrado, microprocessador. Pastilha de silício sobre a qual são implantados minúsculos transístores e outros componentes interligados.

client - cliente. Programa ou computador que é atentido por outro programa ou computador. Quando você acessa a internet, por exemplo, seu computador age como um client, enquanto o computador do seu provedor é o server, ou servidor. Também designa o software intermedia essa conexão.

cobweb sute - site teia de aranha. Website que não é atualizado há muito tempo.

compression (do latim premere, apertar) - compressão. Processo que minimiza o tamanho dos arquivos tomando menos espaço em disco e agiliza a sua transferência. Isso é identificando os dados redundantes e convertendo-os em uma fórmula matemática. Cada grupo redundante é assim convertido em uma unidade lógica, o que reduz o tamanho do arquivo ou o número de bits necessários a preservar a sua integridade.

configuration - do latim fingere, amoldar, adaptar. configuração. Termo genérico, aplicável tanto ao hardware quanto ao software, que designa os ajustes feitos por fabricantes e usuários que possibilitam a um computador executar as tarefas desejadas.

cookie - biscoito. Arquivo de texto gravado em seu micro quando você visita um site.

CPU - (Central Processing Unit) unidade central de processamento. É o cérebro do computador, dividido em duas partes: a unidade de controle, que decodifica as instruções e executa as tarefas e a unidade de aritmética lógica, que faz os cálculos necessários.

cracker - (do inglês crack, quebrar) quebrador. Usuário que acessa informações restritas, reservadas ou conficenciais, invade computadores, sem autorização, com objetivos ilegais, descobrindo senhas ou empregando meios irregulares, em regra causando prejuízos e/ou visando o proveito econômico.

crash - (onomatopéia derivada do inglês crush, esmagar) quebrar. Falha de hardware ou software que causa a paralização do sistema.

CSS - (Cascade Style Sheets) folhas de estilo em cascata. Descrições de estilo para páginas da web, que podem ser aplicadas tanto a páginas individuais como a todo um diretório ou website.

cyberspace - espaço cibernético. Território não físico por onde trafegam dados e informações que não podem ser percebidos pelos sentidos humanos.

default - (do francês default, falha) omissão. Decisão do usuário de permitir que o sistema decida a melhor opção.

delete - (do latim deletus) remover, apagar.

demo - (abreviação do inglês demonstration) amostra, demonstração, degustação.

DHTML - (Dynamic HTML) HTML dinâmico. Desenvolvida pela Netscape e o World Wide Web Consortium (W3C), é uma linguagem híbrida que une Java e HTML para criar páginas cujo conteúdo se modifica sem intervenção direta do webmaster. Uma mesma página pode ser vista de forma diferente, dependendo de variáveis como a localização geográfica do internauta, a hora da visita, as páginas anteriores já visitas e as preferências do usuário. Várias tecnologias são usadas para produzir HTML dinâmico: scripts CGI, Server Side Includes (SSI), cookies, Java, Javascript e ActiveX.

DNS - (Domain Name System) sistema de nomes de domínio. Banco de dados que traduz endereços de IP em nomes de domínio possibilitando aos usuários acessar os sites usando nomes ao invés das seqüências de algarismos de seus endereços de IP.

domain name - nome de domínio. Endereço ou "URL" de um website.

down - caído. Site fora do ar por problemas técnicos no servidor.

download - descarregar. baixar. Transferir dados de um computador para outro.

e-mail - (Electronic Mail) correio eletrônico.

emoticon - (EmoTion, do latim emovere, mover, que evoluiu para o francês émouvoir, demonstrar sentimento; e Icon, do grego eikon, ícone) ícone emocional. Símbolos gráficos que substituem expressões.

encryption - codificação. Conversão de um texto comum em código para proteção do conteúdo.

ethernet - rede de computadores pessoais.

exe - (do inglês executable) extensão que informa que o arquivo em questão é um programa.

firewall - muro de fogo. Medida de segurança para limitar o acesso de terceiros a um determinada rede ligada à Internet. Os mecanismos de implementação são variados, percorrendo variados tipos de controle por software ou hardware. Um sistema de segurança de rede, cujo principal objetivo é filtrar o acesso a uma rede.

freeware - coisa grátis. Software distribuido gratuitamente.

FTP - (File Transfer Protocol) protocolo de transferência de arquivo. Conjunto de regras que permite a transferência de arquivos binários ou de texto entre dois computadores ligados à Internet.

groupware - coisa coletiva. Software que permite colaboração entre os usuários.

GUI - (Graphical User Interface) interface gráfica ao nivel do usuário. Sistema no qual o usuário manipula objetos na tela para ativar comandos, como no Windows.

hacker - (do inglês hack, retalhar) retalhador. Indivíduo que tenta invadir um sistema alheio, quebrando sistemas de seguranca, com a intenção mostrar sua competência técnica.

head - cabeçalho. Tarja usada para designar os elementos de uma página HTML que trazem informações necessárias à sua localização, indexação e visualização na internet.

hit - bater, batida. É o acesso a um arquivo feito por um usuário ou servidor. Ao acessar uma página HTML com 8 imagens e uma animação flash, por excemplo, você estará gerando 10 hits: 1 para a página em si, e 1 para cada um dos demais arquivos que ela expõe. É por isso que o sistema de contagem de hits foi substituído pelo de requisição de página como base para determinar o tráfego em um website.

host - anfitrião. Qualquer computador que possa funcionar como ponto inicial e final de uma transmissão de dados.

HTML - (Hypertexk Markup Language) linguagem de marcas de hipertexto. Um dos padrões de código utilizados para publicar textos e imagens na internet.

HTTP (HyperText Transport Protocol) protocolo de transferência de hipertexto. Padrão utilizado para enviar documentos pela internet.

hyperlink - hiper-elo. Elementos em uma página de internet que ligam uma página a outra a um clique do mouse.

hypermedia - hipermeio. Coligação entre texto, gráficos, sons e vídeo que permitem ao usuário pular de uma peça de informação para a outra.

hypertext - hipertexto. Sistema que permite ligar um texto de múltiplas maneiras.

interface - Ponto, área ou superfície ao longo do qual duas entidades qualitativamente diferentes se comunicam. Também usado para definir o modo (texto ou gráfico) de comunicação entre o computador e o usuário. Para tal, em termos de programação, o design de interface deve prever todas as possibilidades de chamadas às rotinas necessárias à consecução das tarefas e objetivos propostos, bem como prevenir a ocorrência de ações prejudiciais ou indesejáveis. Um exemplo simples de interface é o menu que encontramos nos websites. Outro exemplo é o próprio desktop de seu computador.

intranet - (do latim intra, dentro) rede de acesso restrito interligando computadores de uma empresa, grupo ou corporação dispersos geograficamente.

IP address - (Internet Protocol Address) protocolo de endereços da internet. Endereço único, em seqüência numérica que identifica cada computador conectado à internet.

IRC - (Internet Relay Chat) Protocolo de comunicação utilizado basicamente como bate-papo (chat) e troca de arquivos, permitindo a conversa em grupo ou privada. É o predecessor dos mensageiros instantâneos atuais.

ISDN - (Integrated Services Digital Network) rede integrada de serviços digitais. Serviço que usa linhas telefônicas para a transmissão de digital de dados.

ISP - (Internet Service Provider) provedor de serviços de internet. Empresa que presta serviços de hospedagem e acesso à internet.

java - Linguagem de programação orientada a objetos com sintaxe similar à C++ criada pela Sun Microsystems para ser utilizada na programação de aparelhos eletrodomésticos. Por sua característica multi-plataforma, ambiente dinâmico, multiplicidade de recursos e, particularmente, pela rápida curva de aprendizado, acabou se tornando muito popular entre desenvolvedores de aplicações como jogos, multimídia, animações e dispositivos de segurança e acesso. O nome deriva do excelente café Java, produzido na Indonésia, daí a canequinha no logotipo.

kbps - (Kilobits Per Second) kilobits por segundo. Unidade de transmissão de dados correspondente a mil bits por segundo. Por padrão, a aferição da latência em kbps é o modelo utilizado para determinar a velocidade dos modems. Latência é a quantidade de tempo que um pacote de dados leva para se movimentar dentro de uma rede. Latência largura de banda são os dois fatores que determinam a velocidade de uma conexão. Aplicações de áudio também têm suas medições aferidas em kbps, sendo 4kbps o mínimo necessário para a fala ser reconhecível usando codecs de voz, 8kbps a qualidade de telefone, 32kbps qualidade de ondas médias, 96kbps qualidade FM e 128kbps qualidade de CD.

keyword - palavra-chave. Palavra usada para empregar uma busca.

LAN - (Local Area Network) rede local. Grupo de computadores ligados em rede e localizados a distância não superior a 10km.

link - elo. Texto ou gráfico usado para se passar de uma para outra página na internet.

listserv - serviço de listagem. Listagens de correio que agem como grupos de notícias. Mensagens enviadas aos signatários de uma lista. Grupo de programas que administram listagens de correio.

log on, log, log in - reconhecimento. Identificação necessária ao estabelecimento de uma sessão com o sistema, usualmente requer um nome de usuário e uma senha de acesso. É também o programa Unix que lê e verifica o nome e senha de um usuário e então inicia uma sessão interativa.

lurking - (do inglês lurk, espiar, bisbilhotar) bisbilhotando. Ato de ler anonimamente mensagens ou notícias em grupos de discussão.

mailing list - lista de correio. Lista de assinantes que se correspondem por correio eletrônico, como grupos de discussão, ou assinantes de serviços de notícias. Também designa o sistema automatizado que permite o envio massivo e simultãneo de mensagens pela internet.

mirror - espelho. Servidor que fornece cópias do mesmo arquivo que outro site. Alguns servidores são tão populares que outros servidores precisam distribuir o tráfego com outros localizados em outros países para propiciar um acesso mais rápidos a seus usuários.

moderator - moderador. Pessoa ou grupo de pessoas que administram forums ou grupos de discussão, determinando as regras de conduta e as permissões de acesso dos demais usuários do site ou serviço.

multimedia - multi-meios. Apresentação de informações que utiliza recursos audiovisuais.

netiquette - etiqueta-web. Forma correta de se comportar na internet.

packets - pacotes ou blocos. É como a informação trafega por uma rede.

ping - (Packet Internet Group) grupo de pacotes de internet. Programa de TCP/IP usado para testar a disponibilidade, funcionalidade e velocidade de uma determinada rede, num sistema de pergunta e resposta, como no ping-pong. Os pacotes de envio, geralmente de 64 bytes devem ser replicados pelo destinatário dentro de um intervalo de tempo. Fazendo uso do ping, podemos constatar ainda quantos hops, ou roteadores, existem entre o nosso servidor e o que estamos tentando acessar.

POP - (Post Office Protocol) protocolo de correio. Protocolo utilizado por aplicativos de correio eletrônico para receber e administrar diretamente mensagens de e-mail armazenadas no servidor.

pop up - emergir, irromper. Pequena janela que se abre sobre ou por trás da página visitada para fornecer informações adicionais ou anunciar algum produto ou serviço. Usualmente são acionadas por comandos em Java constantes da página principal. Sua característica desagradável é que são independentes da vontade do visitante.

portal - websites concebidos para servirem como portas de entrada para a internet e que, para tanto, costumam incluir ampla variedade de serviços.

provider - (do latim pro videre, ver antes, evoluiu para o sentido de suprir, fornecer) provedor. Prestador de serviços que disponibiliza a conexão dos computadores à internet.

proxy - procuração. Servidor que atua como intermediário entre um cliente e outro servidor. Em redes locais, por exemplo, o proxy possibilita que mais de uma máquina se conecte à internet.

router - roteador. Dispositivo que interliga duas ou mais redes independentemente de suas características físicas.

shouting - gritando. Usar só maiúsculas numa mensagem de e-mail. É como se você estivesse gritando.

spam - (contração das palavras inglesas spice e ham que designa um enlatado de presunto moído com condimentos) mensagens não solicitadas, enviadas a múltiplos destinatários. Usualmente o spam busca vender algum produto ou serviço. Também é conhecido pela sigla UCE (Unsolicited Commercial Email), ou e-mail comercial não solicitado. (Recentemente, o spam comemorou 30 malfadados anos. Em 05/10/2008 escrevi um artigo em meu blog Limonada Digital, lá você pode ainda visualizar o hilariante quadro do Monthy Pyton que deu origem ao nome).

tag - tarja. Códigos que a linguagem HTML usa para especificar estilos, links, gráficos e outros elementos.

telnet - programa de internet para conectar-se a um servidor remoto. Sua interface é em texto, sem recursos gráficos, e o usuário deve fazer um login antes de acessar o sistema. Pelo telnet pode-se verificar e-mails, baixar programas, acessar bancos de dados online, ler artigos arquivados em servidores de universidades ou conversar com outros usuários.

threads - processos. Em informática, significa uma seqüência de instruções única, executada paralelamente a outra. Em grupos de discussão, são os tópicos sobre os quais as mensagens são postadas.

txt - (Text Only File) arquivo de texto.

URL - (Uniform Resource Locator) localizador uniforme de recursos. É o padrão usado para identificar o caminho completo para se chegar a um arquivo.

usenet - (USEr NETwork) rede pública de newsgroups organizada em tópicos.

web ring - anel web. Conceito de serviço que interliga grupos de sites que versam sobre algum tema ou conteúdo disponibilizando um sistema mútuo de links.

WYSIWYG - (What You See Is What You Get, pronuncia-se whiz-ee-wig) o que você vê é o que você tem. Qualquer tecnologia que permite simular na tela do monitor as imagens exatamente como aparecerão na impressão.

WAN - ( Wide Atea Network) rede distribuida geograficamente.

zip - (do inglês zip, que designa um som breve, agudo e sussurrado) arquivo compactado.

Publicado em 23/12/2005